Emagrecer com jejum intermitente é possível sim. Esse assunto é o mais falado atualmente em todas as mídias sociais e tem muita gente famosa usando esse método para emagrecer e ter uma vida mais saudável.
Neste artigo você vai tirar todas as suas dúvidas de o que é, de como funciona, quais horários fazer e como emagrecer com o jejum intermitente.
O que é Jejum Intermitente?
Jejum Intermitente (JI) é o nome dado ao estilo de alimentação que alterna períodos de jejum com períodos de alimentação. Aqui não se trata de quais alimentos você deve comer (ao contrário das dietas), mas sim de quando você deve comer.
Com isso, podemos dizer que o JI não é uma dieta, mas sim um “estilo de alimentação”.
A palavra jejum se refere aos períodos em que você fica sem comer.
A palavra intermitente significa algo que não acontece de maneira contínua – do dicionário Houaiss: “intervalo em que ocorrem interrupções; que cessa e recomeça por intervalos; intervalado, descontínuo.”
Sendo assim, a palavra intermitente se refere a pausas no jejum.
Com esses dois termos, a prática do jejum intermitente é basicamente alternar períodos sem comer com períodos em que você pode comer.
Ou, para usar um termo comum entre adeptos do JI, alternar um período de jejum com uma janela de alimentação.
Muitas pessoas fazem jejum intermitente a fim de perder peso, pois é uma maneira muito simples e eficaz de restringir calorias e queimar gordura.
De qualquer modo, todo método de jejum intermitente envolve: janelas de alimentação que podem ser de um dia, ou de horas durante o dia.
Ingestão de líquidos sem calorias durante o jejum, como água, café e chás sem açúcar é permitido.
Evitar tudo que contenha calorias, incluindo alguns suplementos como o whey protein por exemplo.
Vantagens do jejum intermitente
O jejum intermitente quando bem indicado e bem feito, pode trazer algumas vantagens, como:
- mais disposição
- aumenta a concentração
- controle da glicemia e insulina
- perda de peso
- reduz a depressão
- diminui a ansiedade
- acelera o metabolismo
- ajuda a regular a pressão
- propicia melhora hormonal
- menos fome, mas saciedade
- aumenta os níveis do GH
- melhora a reparação das células
- reduz inflamação
- previne certos tipos de câncer
- reduz o colesterol ruim
- pode prevenir o Mal de Alzheimer
Como Funciona O jejum intermitente no corpo?
Ao jejuar, várias coisas ocorrem dentro das células do corpo. Por exemplo, nosso corpo altera os níveis hormonais para tornar a gordura armazenada disponível para as células.
Falando nas células, elas também iniciam processos fundamentais de reparo e recuperação, além de alterar a expressão dos genes (isso é bom!). Ao jejuar, os nossos níveis de açúcar no sangue caem significativamente e também a insulina. Há ainda o aumento no hormônio do crescimento (GH).
Como funciona no controle da Insulina
A sensibilidade à insulina melhora e os níveis de insulina no sangue caem dramaticamente. E níveis mais baixos de insulina no corpo permitem que mais gordura armazenada fique disponível para ser queimada (8).
Como ele repara as células
Em jejum, seu corpo inicia processos de reparo celular, isso inclui a autofagia, onde células digerem e removem proteínas velhas e disfuncionais de dentro delas.
Como emagrecer com Jejum Intermitente.
Como você vai ver na tabela abaixo, existem várias maneiras de fazer o jejum intermitente. Mas lembre-se de que não adianta ficar horas e mais horas ou até menos dias de jejum e depois nas janelas comer o que quiser, se comer alimentos com muito carboidrato o resultado vai ser zero.
Aqui abaixo está os protocolos que irão te ajudar a emagrecer com jejum intermitente.
Tem alguma contra indicação?
Algumas mulheres podem piorar o nível de glicose fazendo o jejum intermitente. Por isso sempre recomendo aqui no blog, antes de começar qualquer dieta ou jejum, procure um profissional para te orientar e também fazer um teste, e se sentir qualquer coisa diferente no seu organismo, pare imediatamente.
Agora você já sabe que pode emagrecer com jejum intermitente e também de todos os benefícios que esse método proporciona à sua saúde, escolha o protocolo que mais você se adapta e é só começar.
Um bom aliado para fazer junto com o jejum intermitente é a dieta Low Carb, que na realidade não é uma dieta e sim um estilo de vida. Veja aqui O que é Low Carb e o que pode comer
Deixe aqui nos comentário o que achou, se tem alguma dúvida e compartilhe com outras pessoas que precisam melhorar a saúde ou querem emagrecer de forma rápida e saudável.