Emagrecimento? Sempre tive dificuldade em entender esses programas de dieta que surgem a cada dia. A maioria deles já vem totalmente pronto, mas nunca explicam para as pessoas a real causa de cada alimento estar ali.
Por isso, conheço muitas pessoas que tem uma grande dificuldade de montar a sua própria dieta para o seu processo de emagrecimento.
Quase ninguém se preocupa se você está realmente obtendo resultados ou não, eles só se preocupam em vender suas “poções mágicas” do emagrecimento.
Alguns problemas já são conhecidos de todos, como por exemplo: comer muita comida industrializada, tentar parar de comer e não conseguir e a falta de ânimo para começar.
Porém, quase ninguém fala sobre quais são as causas reais desses problemas e como reverter essa situação, e o que se observa é que a cada ano o número de pessoas com sobrepeso aumenta.
Pelos próximos parágrafos vamos caminhar juntos sobre cada um desses pontos e entendê-los um por um, para enfim conseguir uma solução definitiva para o seu processo de emagrecimento.
Te garanto que não vai se arrepender! Se colocar em prática essas dicas simples, os resultados realmente virão em pouco tempo!
Conheça alguns fatores que atrapalham seu emagrecimento:
Mas eu amo fast food
Conheço muitas pessoas que alegam ter extrema dificuldade de começar uma dieta devido amarem “fast food” e alegarem não conseguir largar de jeito nenhum, mesmo sabendo que isso é preciso para começar a perder peso.
É fato que a indústria fast food está transformando o mundo em um lugar cheio de obesos. Já há algum tempo não vemos as pessoas se reunindo em casa para comer, todas estão sempre muito apressadas e assim comem qualquer coisa na rua e já tá ok.
Se você é uma dessas pessoas, eu te entendo completamente e como você eu também já fui um viciado em comida rápida, dessas com nada de nutriente. Sei como é difícil começar uma reeducação alimentar quando o nosso corpo já está totalmente viciado nesses alimentos.
E principalmente devido à praticidade de comer na rua e não precisar voltar em casa para preparar comida.
Hoje eu vou te apresentar algumas alternativas muito práticas para fazer uma mudança na sua alimentação mesmo na correria do dia a dia e finalmente começar o seu processo de emagrecimento.
Eu vou falar sobre comida de verdade e como a sua alimentação passará por uma incrível transformação depois que você colocar em prática essas dicas. Você vai começar a viciar em uma alimentação saudável e que favorece o emagrecimento.
Tento me controlar, mas depois desconto o dobro
Algumas pessoas me contam que tentam se controlar para não comer demais no almoço e à tarde elas ficam com tanta fome que comem duas vezes o que comeram no almoço.
Eu sei como é isso, quando você come e continua sentindo fome. Isso acontece devido você estar comendo os alimentos errados.
Se você é como a maioria das pessoas, seu almoço deve ser composto basicamente por arroz, feijão, macarrão, carne (vermelha ou branca) e se você for um pouco mais saudável, um pouco de salada.
Olha que eu nem falei da batata frita, mas esse tipo de alimentação (cheia de carboidratos) pode estar te fazendo comer e continuar sentido fome depois. Isso acontece porque esse tipo de alimento tem uma digestão muito rápida no seu organismo.
O melhor aqui seria apostar em gorduras boas e proteínas e apenas carboidratos fibrosos.
Se você não tem ideia do que eu estou falando e está pensando “Nossa, esse cara é louco de dizer que eu vou emagrecer comendo gordura”. Bom, o que eu posso te dizer é que você provavelmente foi enganado durante vários anos.
Gorduras podem ser as suas melhores amigas no emagrecimento! E o verdadeiro responsável pela “obesidade” da população mundial são os carboidratos, principalmente derivados do trigo!
As padarias estão engordando o mundo! Eu vou explicar mais afundo esse assunto em um minuto, quando de fato entrar no seu novo cardápio “Low carb high fat”.
Outra coisa muito importante a falar é que a gula é um resultado de quem está engordando e não a causa de se estar engordando.
Ou seja, você come demais porque está engordando e não está engordando porque come demais. E antes de você dizer “Como assim?”, já te explico que é impossível você querer controlar a sua fome!
Você deve se preocupar em controlar os hormônios que estão te fazendo engordar, para mudar seu corpo do “modo armazenamento de gordura” para o “modo queima de gordura”.
Se você está no “modo armazenamento de gordura”, seu corpo vai querer sempre mais comida.
“Como mudar isso?” Siga comigo que você vai entender!
Não tenho ânimo para começar o processo de emagrecimento
Se você é uma pessoa que não tem nenhum ânimo para começar, se sente sempre fraca e cansada, neste ponto vou te contar como mudar isso.
Ninguém precisa dizer que a cada dia em que você engorda, menos ânimo tem para começar uma dieta.
Você se sente tão frustrado com dietas que não funcionam que o seu ânimo para começar ou continuar um programa de dieta está sempre lá em baixo. Entendo você.
O pior são as pessoas que nos julgam como se fôssemos nós os culpados.
Como a gula, a preguiça e a indisposição não são causa de estarmos engordando e sim a consequência de estarmos engordando.
Por isso, não faz sentido quando alguém diz que você precisa simplesmente parar de comer e começar a se exercitar para perder peso. Não faz sentido!
Essa pessoa não entende os processos que estão a acontecendo dentro de você que estão te impedindo de começar.
O ciclo é o seguinte:
- Você come de forma errada (geralmente muito carboidrato)
- Seu corpo cria dependência (existem pesquisas que comprovam que alguns carboidratos causam tanta dependência como a cocaína - isso explica o vício em fast food.)
- Seu corpo entra em modo “armazenamento de gordura” (isso acontece porque os carboidratos se transformam em glicose no sangue e seu corpo secreta altos índices de insulina para armazenar essa glicose).
- A insulina inibe o hormônio HSL (que queima gordura) e ativa a LPL (que armazena gordura).
- Você sente cada vez mais fome (gula) e seu corpo quer gastar o mínimo de energia possível (preguiça).
Esse ciclo está explicado da maneira mais simples possível, mas essa é a base do porque engordamos e do porque sentimos fome e preguiça de começar uma dieta.
Você deve estar se perguntando o que fazer para sair desse ciclo. Simples.
Basta adotar uma abordagem das categorias em vez das calorias. Não há necessidade de passar fome!
Eu perco peso e recupero tudo e novo (efeito sanfona)
A maioria das pessoas que querem emagrecer já se frustrou muito com dietas que não deram em nada. Por isso, muitas vezes ficam com um pé atrás na hora de tentar mais uma vez com outro método.
Eu entendo que isso aconteça, pois quando você começa a ver os resultados, fica feliz; mas depois em pouco tempo começa a recuperar tudo aquilo que você perdeu. É muito chato ficar nesse vai e vem.
Porém, posso te garantir que a proposta de alimentação que eu vou te passar dá certo! Não é somente algo que eu li em um livro (sim, eu li vários livros e pesquisas científicas sobre isso também!), mas é simplesmente porque já deu resultado para milhares de pessoas, inclusive para mim.
Vamos para o que você deve comer e como deixar essa alimentação o mais flexível possível?
- Seu café deve focar em proteínas e gorduras boas (sugestão: ovos inteiros)
- Seu almoço e janta deve focar em gorduras boas e proteínas (carboidratos só os fibrosos).
- Fazendo isso sentirá menos fome ao longo do dia, pois esses macronutrientes demoram mais para serem digeridos, mas se mesmo assim quiser lanchar, não tem problema, mais uma vez foque em gorduras boas (castanhas, iogurte natural) e proteínas (ovos, por exemplo). Pode incluir uma fruta também, mas com moderação, pois a frutose também faz seu corpo secretar insulina.
- Selecione um “dia do lixo” na semana. Nesse dia você poderá comer tudo o que quiser. Isso é importante para te deixar mentalmente saudável.
O que vai acontecer se você adotar essa alimentação?
Aos poucos seu metabolismo vai mudando do “modo de armazenamento” para o “modo de queima”.
Você vai sentir uma diferença nítida na sua qualidade de vida. Não sentirá mais tanto sono depois do almoço, sentirá energia fluindo por todo o seu corpo e quando comer vez por outra algum “carb refinado” vai sentir na hora que não é mais aquele alimento tão gostoso de antes.
Esta é a abordagem das categorias: como até e sentir satisfeito! Mas evite os carboidratos refinados e foque naqueles alimentos que foram citados!
Conclusão
Se você chegou até aqui, parabéns.
Devo acreditar que você está realmente disposto a colocar essas dicas em prática, e uma coisa eu te garanto: funciona!
Imagine o que você sentirá quando seu corpo estiver totalmente mudado, é incrível não é?
Muita gente, depois que entende o conceito e começa a realmente colocar em prática, me manda emails emocionados contando sobre a nova vida que estão tendo.
E você tem que concordar comigo que emagrecer é libertador e transformador. Tira, literalmente, um peso de você.
Para ter um lista completa dos melhores alimentos e ainda um plano específico de 2 semanas focadas em emagrecer, basta visitar o meu blog Queima Intensificada e baixar o material gratuitamente!
Baixe o material completo Aqui: Quadro de Alimentos; Tabela das Semanas; Tabela de Índice Glicêmico dos alimentos; Tabela desafio 2
Espero que este conteúdo tenha sido útil para você! E se realmente foi, deixe seu comentário aqui abaixo que eu terei o prazer de ler, ok?
Grande abraço e sucesso!