As Dietas de baixo carboidratos tem se mostrado muito eficaz para a redução de peso corporal e benéficas a saúde.
Esse método já vem sendo utilizado desde 1920, a vantagem do método consiste no fato de que não se conta calórias, só se restringe o carboidrato.
Nessas dietas de baixo carboidratos o que conta é a qualidade da alimentação e não a quantidade. Ultimamente o carboidrato tem sido visto como o grande vilão das dietas.
Há muitos tipos de dietas de baixo carboidratos, como: Dieta Dukan, Dieta Atkins, Dieta Low Carb, Dieta Paleolítica e a Dieta Cetogênica.
O que são dietas de baixo carboidrato?
Como o nome já diz, as dietas de baixo carboidrato tem como principal componente limitar o consumo de hidrato de carbono e substituí-lo por proteínas e gorduras.
Como funcionam essas dietas?
Quando ingerimos muito carboidrato, ele vira açúcar na corrente sanguínea e sua absorção é feita muito rapidamente pelo nosso organismo. Com a eliminação dos carboidratos, eliminamos esse mecanismo.
Quando diminuímos de 20 a 25% do consumo diário de carboidratos, a redução de calórias diárias também diminuí significativamente, e, se for substituído por proteína e gordura muito melhor.
Essa dieta tem como vantagem a diminuição do apetite.
Dietas de baixo carboidratos na queima de gordura corporal
Elas são eficazes na queima de gordura corporal.
São eficazes para aquelas pessoas que engordam com muita facilidade e que procuram definir e ganhar massa muscular.
1- Acelera seu metabolismo
A proteína consumida diminuí a queima de carboidrato mais rapidamente ajudando na perda de peso.
2- Diminui o carboidrato e aumenta as proteínas
Nosso corpo além de eliminar os líquidos também diminuirá a sua retenção, isso faz com que os músculos sejam definidos com mais facilidade.
3- Controle do nível de açúcar no sangue
A insulina na maioria dos casos é liberada no organismo devido ao consumo excessivo de carboidrato, quando reduzimos, regulamos os níveis, contribuindo assim para a perda de peso e melhorando a saúde.
Desvantagens das dietas de baixo carboidratos
Por ser uma dieta pobre em carboidratos elas não são ricas em nutrientes e são desequilibradas. Muitas vezes o peso perdido é recuperado muito rapidamente, caso a pessoa retorne ao consumo normal de carboidratos.
Elas muitas vezes são restritivas, por isso é preciso ter muita força de vontade para conseguir prosseguir até o fim.
Conclusão:
Você tem várias dietas de baixos carboidratos que poderá seguir, é só escolher quais delas você melhor se adapta.
Mas lembre-se, aqui no Blog eu sempre recomendo que antes de começar qualquer dieta ou atividade física, procure um médico de sua confiança para que não tenha nenhum problema de saúde.
Veja aqui alguns artigos sobre dietas de baixo carboidratos
O que é dieta low carb? Entenda
O que é a dieta Bicho e Planta e como fazer?