Mas, afinal, engordamos por quê?
Hoje muitas pesquisas e estudos são realizados sobre o assunto. Nesses estudos foram constatados que nos países industrializados, as pessoas não tem mais tempo para cuidar direito da saúde, por terem uma vida muito agitada e cheia de obrigações: trabalho, estudo, casa, cuidar dos filhos e etc., por essa rotina extrema e estressante acabam esquecendo de se cuidar, com isso tornam-se sedentárias e engordam.
Segundo os cientistas, o mundo tem hoje 641 milhões de pessoas — 10,8% dos homens e 14,9% das mulheres — que podem ser consideradas obesas, isto é, com IMC igual ou acima de 30.
Engordamos Por Quê?
Muitas pessoas acham que para não engordar é preciso contar calórias, mas isso é tudo balela!
Se contar calórias determinasse se uma pessoa vai engordar ou emagrecer seria maravilhoso, mas isso está errado. Se isso fosse verdade, comer um brigadeiro com 300 kcal teria o mesmo efeito sobre seu corpo que comer 300 kcal de brócolis.
Portanto se você fizer uma dieta de 1000 kcal e gastar 1500 kcal fazendo atividade física, não vá se iludir e ficar feliz por ter gastado mais do que consumiu achando com isso que não vai engordar. Não é isso que acontece, muitas vezes engordamos.
Se alguém te dizer que para engordar é preciso comer mais calórias do que gastar, essa pessoa está totalmente enganada!
O problema não está em quantas calórias ingerimos por dia, mas sim qual é o efeito do que comemos sobre nosso organismo que acaba produzindo em excesso o hormônio da insulina.
Se o alimento ingerido é composto principalmente de carboidratos (estou falando de doces, pães de farinha branca, massas, biscoitos, açúcares modificados e isolados e etc...), e não importa se é integral ou quantos grãos tenha, esse alimento vai produzir a liberação do hormônio da Insulina.
A insulina é o hormônio responsável pela redução da glicemia (taxa de glicose no sangue), mas quando em excesso essa insulina vira glicose no sangue, assim em excesso, causa a tão indesejada gordura corporal e como consequência engordamos.
Exemplificando o que quero explicar, quando consumimos os alimentos acima citados antes de treinar e gastamos muitas calórias logo após com o treino, isso não produz resultado algum até que a insulina baixe do seu organismo, e muitas vezes não dá nem tempo para isso acontecer por comemos mais carboidratos do que nosso corpo precisa.
O que acontece quando comemos muitos carboidratos?
Quando você come de quatro a cinco vezes por dia carboidratos e se exercita só três vezes por semana, essa fonte de energia toda será estocada em forma de gordura e por isso você acaba engordando cada vez mais.
Preciso contar calórias?
Não, você não engorda por comer muitas calórias e nem gorduras, engorda por ativar a insulina o dia todo.
Preciso cortar carboidratos?
Não, o que é preciso fazer é diminuir o consumo. O que precisa ficar claro é que a quantidade de calórias importam muito pouco, a qualidade do que comemos e a quantidade dos alimentos importam muito mais!
O melhor exemplo de que calorias não importam é o do abacate que tem muito mais calorias que o pão integral, mas a fruta é fonte de gordura boa, vitaminas e nutrientes, além de trazer saciedade, com essa comparação fica fácil de entender porque realmente as calórias não importam.
O que fazer para não engordar?
A primeira coisa que temos de fazer é uma mudança dos nossos hábitos alimentares, eliminar o comodismo e a preguiça, e começar a praticar uma atividade física.
- comer alimentos saudáveis tais como: verduras, legumes, carnes magras, peixe, frango e leguminosas. Se você tem dúvidas quais carnes são magras, fiz um artigo sobre esse assunto, acesse aqui para ler.
- Beber muita água, pelo menos dois litros por dia.
- Praticar uma atividade física, escolha uma que goste de fazer para não desistir no meio do caminho. Se você não sabe por onde começar e quais atividades físicas fazer, confira o artigo : "Os 7 melhores exercícios para emagrecer rápido".
Lembre-se de que para conseguir mudar seus hábitos é preciso muita força de vontade, disciplina e determinação, as mudanças tem que ser graduais, pois se radicalizar de uma só vez, não conseguirá. Não desista! Pode ser difícil no começo mas vai valer a pena.
Espero que esse post tenha deixado claro quais os alimentos que podemos comer para não engordamos mais.
Para conhecer o poderoso sistema de emagrecimento, o Método de Emagrecimento GDF e atingir uma vida saudável e feliz, clica na imagem abaixo.