Perder peso não costuma ser uma tarefa fácil, principalmente pelo fato se tiver que manter uma rotina de exercícios. Mas estamos cansados de saber que se exercitar é necessário em qualquer etapa da vida, seja pra emagrecer, sair do sedentarismo, ou melhorar a saúde.
Enfim, os exercícios físicos melhoram em tudo, a nossa qualidade de vida. E pra ajudar você, reunimos de forma dinâmica, algumas dicas pra ajudá-lo nessa trajetória rumo a perda de peso.
Já pensou em perder peso com atividades prazerosas?
Escolha um tipo de exercício que você goste. Se você não gosta de se exercitar de forma alguma, pense na quantidade de benefícios que o exercício físico traz, e escolha o exercício que melhor se adéqua na sua rotina, no seu objetivo. É importante ter afinidade com o exercício escolhido, pra que você não desista ainda no primeiro mês.
Encare a balança de uma vez por todas
A hora de se pesar parece um martírio na vida de muitas pessoas. Mas se seu objetivo é perder peso, encare a balança na certeza de que você vai vencê-la. Anote o peso inicial, e a partir daí, estipule algumas metas que você tem certeza absoluta que pode conseguir. Não pode ser metas absurdas, pra que você não venha fracassar. A cada meta realista alcançada, sua autoestima aumenta, o que o impulsiona a continuar.
Seja dedicado e otimista
Uma vez traçado um objetivo na hora de emagrecer, comece a fazer anotações sobre quantos quilos você deseja perder, qual foi o exercício que você praticou aquele dia, durante quantos minutos se exercitou, o que você comeu de saudável, e o que você comeu de não saudável também. Isso é um modo de se reeducar, para que os exercícios façam parte da sua rotina e para que a alimentação saudável se torne um hábito. Se dedique e confie em você mesmo.
Você é o que você come
Podemos dizer que essa máxima contém boa parte da verdade. Pois se comermos gordura, engordaremos. Se comermos alimentos saudáveis, nossa saúde melhorará. Se só comermos alimentos não saudáveis, nosso organismo ficará fragilizado. Sendo assim, devemos investir numa reeducação alimentar e beber muita água. Nosso organismo agradece!
Tenha outros objetivos, além da perda de peso
Emagrecer é muito bom, mas nossa vida não deve se resumir a apenas isso. Se só falarmos sobre esse assunto, no nosso ambiente de trabalho por exemplo, daqui a pouco as outras pessoas nos enxergarão como chatas, neuróticas, e inconvenientes. Então é importante que tenhamos outros objetivos, sejam eles profissionais, financeiros, familiares... Enfim, use seu tempo para alcançar todos eles.
Orientação médica é sempre bem-vinda
Exercícios físicos podem e devem ser praticados em qualquer fase da vida, mas, se você sabe que tem algum tipo de problema que pode interferir na hora de se exercitar, não hesite em procurar um médico. Ele vai avaliar a sua saúde e definir qual o melhor exercício para não causar danos ao seu corpo.
Agora é a hora de colocar em prática a sua motivação
O que te motiva a perder peso? Ficar mais atraente? Poder acompanhar as brincadeiras do seu filho no parque? Diminuir as chances de uma doença? Então se agarre nessas expectativas para que você além de perder peso, não venha recuperá-lo depois de algum tempo. Fica a dica!
Para terminar, faço uma excelente indicação para você: