Muitas pessoas acumulam a maior parte da gordura na região abdominal. Algumas delas, até estão na faixa de peso certo, mas a gordura na barriga continua lá incomodando.
O problema é que esse tipo de gordura localizada tem relação direta com o aumento da mortalidade geral, porque a gordura envolve órgãos como o intestino, fígado e coração, impossibilitando que eles funcionem de forma adequada.
Então, queimar barriga, não é somente uma questão estética, mas sim, cuidar da sua saúde e reduzir os riscos de problemas sérios, como doenças cardíacas e diabetes.
Queimar barriga é possível?
Geralmente o primeiro lugar do nosso corpo que queremos eliminar gorduras é a barriga. Mas provavelmente será a última a ser eliminada. Infelizmente não é isso que gostaríamos de saber. Mas é uma questão de genética, e não há como mudar a ordem.
Nesse caso, a forma mais eficaz de queimar barriga é ingerir menos calorias, do que o que você consegue queimar por dia. E o segredo é a persistência, porque nosso corpo costuma eliminar gorduras do rosto, dos braços, das pernas, até chegar a eliminar da barriga. Então persista!
Como saber se o tamanho da minha barriga está na medida certa?
De acordo com o Doutor Drauzio Varella, podemos pegar uma fita métrica e medir a circunferência da nossa cintura, na altura do umbigo. Para as mulheres, a circunferência não deve ultrapassar 88 centímetros, e para os homens, essa medida pode chegar até os 102 centímetros.
Tome muito cuidado, caso a sua medida esteja acima disso. Talvez seja o momento exato para rever os seus hábitos, obter um estilo de vida mais saudável, e até garantir alguns anos de vida a mais.
Truques que vão te ajudar na perda de gordura
Como já foi dito, devemos queimar mais calorias do que ingerimos. Na prática, isso não é tão fácil, mas funciona da seguinte forma: trocamos os alimentos mais calóricos e menos saudáveis, por alimentos que nos dão uma sensação de saciedade maior.
Alimentos com menos calorias e mais nutrientes. E de quebra, praticamos alguma atividade física para queimar todas essas calorias consumidas e mais algumas calorias extras, que nosso corpo vem guardando há algum tempo.
Comer gordura para perder gordura
Sim, isso parece milagre, mas é real. Nem todas as fontes de gorduras são iguais. As gorduras insaturadas são saudáveis e até essenciais ao nosso organismo. E são essas gorduras que não podemos tirar do nosso cardápio, muito pelo contrário, elas até auxiliam na perda de peso.
Elas são encontradas em alimentos como o azeite, castanha, abacate, e em alguns peixes, como a truta e o salmão. Já as gorduras saturadas e as gorduras trans, encontradas em carnes gordas, manteiga, biscoitos, frituras, etc, essas sim devem ser evitadas.
Abdominais queimam gordura?
Os exercícios de abdominais fortalecem e tonificam os músculos. Eles até queimam gordura, mas não necessariamente queimam gordura da barriga. O que pode acontecer é o fenômeno chamado hipertrofia, onde o músculo treinado se desenvolve mais, possibilitando a barriga tanquinho.
Mas pra queimar gordura de forma eficiente, os exercícios aeróbicos são os mais indicados, assim como: natação, corrida, caminhada...
Então...
Queimar barriga não é uma tarefa impossível e pode ser conquistada por todos que possuem foco e determinação. A alimentação deve ser nossa aliada e não nossa inimiga. Comer o que é saudável e nutritivo é equivalente a mais de 50% do esforço necessário para entrar em forma.
O complemento pode ser alcançado com exercícios físicos regulares e ingestão de bastante líquidos, de preferência, água. E aí, que tal começar a queimar agora aquela gordurinha indesejada?