A dieta bicho e planta segue a mesma linha da dieta Low Carb. A diferença é que ela é toda baseada em carnes, verduras e legumes, como o nome já diz "Bicho e Planta".
Se você já iniciou a Low Carb você irá conseguir segui-la muito bem.
Normalmente, recomenda-se fazer esse tipo de dieta durante 15 a 30 dias. O indicado é começar praticando por 15 dias e observar como seu corpo reage. Depois é possível aumentar os dias de dieta aos poucos, em ciclos.
O Que Pode Comer Na Dieta Bicho e Planta?
Proteínas:
O cardápio liberado para a dieta bicho e planta inclui todas as proteínas não processadas como:
Aves: frango, pato, peru, codorna e faisão.
Carnes: bovina, suína, cordeiro, vitela, javali
Peixes: todos e os frutos do mar como: camarão, Vieira, lula, polvo, caranguejo e lagosta.
Ovos inteiros com gema
Plantas
Na dieta bicho e planta o cardápio inclui muitos vegetais como:
Folhas: rúcula, couve, repolho, acelga, endívia, folha de mostarda, nabo, alface, salsa, espinafre, agrião e folha de beterraba.
Legumes: alcachofra, aspargo, brócolis, couve flor, couve-de-bruxelas, aipo, pepino, berinjela, vagem, chuchu, alho-poró, cogumelos, quiabo, cebola, abóbora japonesa, pimentão, abóbora menina, alho, ervilha torta, broto de feijão, rabanete, tomate, cenoura crua, beterraba crua e gengibre.
Raízes: mandioca, batata doce, mandioquinha, inhame e cará.
Gorduras
Azeite de oliva extra virgem
Oleaginosas: castanha do pará, castanha de caju, amêndoas, macadâmia, pistache, nozes, noz pecã e avelã.
óleo para cozinhar: banha de porco, manteiga, óleo de coco.
Como Fazer a Dieta Bicho e Planta
Antes quero que você entenda que isso não é uma dieta e sim um estilo de vida. E é você quem vai tomar a decisão, se quer melhorar sua qualidade de vida ou continuar comendo as porcarias de sempre.
Então vamos a Dieta Bicho e Planta na pratica:
Se o seu objetivo é emagrecer, é bom pegar leve nas frutas e raízes.
O que mais gostei nessa dieta é que tive que provar meus limites e aprender a provar novos alimentos e fazer variedades de combinações com eles, mas sem exagerar na quantidade de sal e com temperos naturais que não sabia como usar.
Dúvidas sobre a dieta Bicho e Planta
Por que comer gordura boa?
O nosso corpo está acostumado a tirar a energia do carboidrato que consumimos, mas por causa do alto índice glicêmico que esse tipo de alimento tem nosso metabolismo fica alterado por causa dos picos de insulina. Quando você consome gordura boa, o organismo aprende a tirar a energia da gordura, principalmente da gordura estocada e assim nosso metabolismo trabalha melhor e conseguimos emagrecer de forma mais saudável.
Por isso não tenha medo de comer as carnes mais gordas, oleaginosas, azeite de oliva extra virgem e frutas.
Porque não podemos comer queijos?
O leite e seus derivados contém lactose que o nosso organismo metaboliza como carboidrato (açúcar). O queijo também é um alimento processado que contém muitos conservantes e sódio.
O Azeite Pode?
Apesar do azeite também ser um produto industrializado, ele contém gordura boa, por isso pode ser consumido. O óleo de coco também é ótimo.
O meu intestino vai funcionar bem?
No começo pode acontecer dele ficar mais lento, mas isso logo passa, nosso organismo vai se adaptando aos poucos e tudo volta a funcionar muito bem. Por isso recomendo que você durante a dieta beba muita água, coma muitas verduras e legumes que contenham fibras.
Outra coisa que você provavelmente não saiba é o consumo de amido resistente. O amido resistente é um carboidrato que não é absorvido pelo nosso organismo, ou seja, ele passa reto e ainda deixa a flora intestinal mais saudável.
Esse amido é encontrado na banana verde, porém ela deve ser consumida in natura. A biomassa de banana verde também vai ajudar muito no transito intestinal, mas por ser submetida a alta temperatura na hora do preparo da biomassa, ela passa de amido resistente para amido simples, ou seja, mais carboidrato absorvido pelo nosso corpo.
Conclusão:
Existem várias dietas malucas que dizem fazer milagre, mas geralmente elas são muito restritivas e você passa muita fome e logo acaba desistindo.
Se você não conhece a dieta Low Carb, veja este artigo O que é Low Carb e o que pode comer e compare com a dieta Bicho e Planta, assim poderá decidir qual você se adapta, e bora começar.
Compartilhe com mais pessoas, ajude a levar esse conhecimento e juntas passaremos por esse processo que vai ser muito gostoso e prazeroso.
E a dica final de hoje!
Investe o seu tempo em sua saúde, navegue pelo blog, aqui encontrará ótimas dicas de exercícios, alimentação saudável e deliciosas receitas.