Uma das dúvidas mais comuns entre os adeptos de dieta é a diferença entre os tipos de alimentos voltados para o público. Com a grande variedade de opções nas prateleiras de lojas e supermercados, fica difícil saber qual é o mais indicado.
Para te ajudar com isso, decidi falar um pouco sobre estes alimentos, suas diferenças e indicações. Lembrando que é fundamental se atentar aos rótulos e nas porções consumidas e contar com a ajuda de um profissional qualificado.
Isso é o básico que você precisa saber antes de começar uma dieta, não errando na escolha do tipo de produto que precisa ingerir para manter a forma. Espero que ao término você esteja plenamente ciente da diferença entre light e diet, zero e integral, e como cada um desses tipos pode auxiliar para uma vida mais saudável.
Continue a leitura e obtenha um verdadeiro guia de alimentação!
Diferença entre diet e light, zero e integral
#Alimentos light
Muita gente pensa que os alimentos light são os que apresentam apenas menos gordura na composição. Mas o Regulamento do Ministério de Saúde desmistifica isso, explicando que os alimentos light devem ter um “determinado limite de calorias”. Veja:
40 calorias a cada 100 g, no máximo, em alimentos sólidos, e até 20 calorias, no máximo, a cada 100 ml, no caso de bebidas. Ou, para que um produto entre na categoria light, a redução deve ser de no mínimo 25% no teor de determinado nutriente ou calórico em relação aos produtos similares convencionais.
Detalhe: O produto ao qual o alimento é comparado deve ser indicado no rótulo. O grande diferencial da categoria light é que ele muitas vezes contém menos açúcar, gordura ou sódio.
Para quem é indicado?
Quem deseja ou necessita reduzir açúcar, sal ou gordura. Isso desmente a crença de que não são indicados apenas em dietas hipocalóricas, mas também para indivíduos que necessitam reduzir algum desses componentes.
Cuidados que você deve ter:
O que você deve estar ciente é que nem todo alimento light é próprio para o emagrecimento. A diminuição calórica em alguns alimentos é muito pequena, e por isso também engordam. Por isso, é preciso saber exatamente a quantidade e o momento em que pode ser consumido. O consumo em excesso de produtos light pode ser bastante prejudicial em comparação ao consumo moderado de alimentos não light.
#Alimentos diet
Os alimentos diet possuem isenção de açúcar, carboidratos, sal, lactose, proteína e/ou gorduras. São produzidos industrialmente e apresentam ausência ou quantidades bem reduzidas destes determinados nutrientes.
As linhas diet são fabricadas, como o nome sugere, com o objetivo de se adequarem a dietas e, ao mesmo tempo, atendendo as necessidades das pessoas que apresentam alguma necessidade específica.
Os conteúdos desses produtos devem ser com restrição de carboidratos: no máximo, 0,5 g do carboidrato por 100 g ou 100 ml. Ou com restrição de gorduras: no máximo, 0,5 g de gordura total por 100 g ou 100 ml.
Para quem é indicado?
Geralmente são indicados para portadores de doenças relacionadas ao metabolismo, como diabetes, ou doenças fisiológicas específicas. Pessoas que também precisam de alimentos especialmente que eliminam ou substituem alguns componentes como o açúcar, no caso dos diabéticos, ou o sal, para os hipertensos.
Cuidados que você deve ter:
Curiosamente, os alimentos diet podem ter valor calórico maior que os tradicionais. Isso prova que nem sempre são úteis para a perda de peso, devendo ser usados com indicação de um profissional qualificado, como o nutricionista.
#Alimentos zero
Produtos da linha zero indicam isenção de algum nutriente em comparação com a versão tradicional. Esta isenção geralmente é de açúcares ou gordura trans. No caso do açúcar, o produto ainda deve apresentar valor calórico reduzido.
Os alimentos sólidos zero, devem possuir, no máximo, 40 calorias em 100 g. Já os líquidos, devem possuir, no máximo, 20 calorias por 100 ml. Diferem-se dos alimentos diet por terem redução de quilocalorias.
Para quem é indicado?
Falando de um modo geral, a indicação é semelhante ao dos alimentos light: para pessoas que necessitam reduzir algum desses componentes, açúcar, gordura e outros. Vale destacar que independentemente do que deve ser seguido, o mais recomendável, e saudável, é procurar os produtos que não contenham gorduras como as trans saturadas e colesterol. Outro conselho é optar sempre por aqueles que são ricos em fibras e vitaminas.
Cuidados que você deve ter:
Pessoas diabéticas devem estar atentas, pois somente quando o alimento é zero por isenção de açúcares que pode ser consumido por portadores dessa doença. Na dúvida, consulte um nutricionista.
#Alimentos integrais
Os alimentos integrais não passam pelo processo de refinamento, ou seja, em muitos casos, não são “industrializados”. Por isso, na maioria das vezes, estarão com suas características originais. São bastante ricos em fibras, vitaminas (especialmente as do complexo B) e minerais (ferro, selênio, fósforo e magnésio).
Para quem é indicado?
As fibras são muito importantes para o bom funcionamento do organismo, principalmente o intestino, pois aumentam o volume fecal e facilitam o trânsito intestinal. Além do mais, promovem a sensação de saciedade, o que reduz a vontade de comer. Por esses e outros motivos, estarão presentes na mesa de quem é adepto de dietas.
Cuidados que você deve ter:
O leite integral não é tão recomendável, sendo o desnatado mais indicado para a dieta por possuir menos gordura. Outro aspecto que é preciso estar atento é o fato de muitos dos produtos ditos integrais, na verdade, apresentam um percentual de farinha integral pequeno misturado à branca (como se fosse alimento comum).
Nesse caso, para saber se possui mais farinha integral que branca, basta olhar no rótulo a lista de ingredientes que é feita em ordem decrescente (aquele que vem primeiro está em maior quantidade). Já existem algumas marcas que possuem 100% de farinha integral, e são esses que você precisa escolher.
Então...
Enfim, amigo leitor ou leitora, agora você conhece a principal diferença entre diet e light, zero e integral e quais as características de cada tipo de produto. Consulte este artigo assim que quiser, e se houver alguma dúvida, não hesite em me consultar. Vai ser um prazer atender você.
Alguma consideração, opinião ou dica que gostaria de acrescentar? Tem mais alguma diferença entre diet e light, zero e integral que você conhece e gostaria de compartilhar? Interaja com um comentário!