Quando nos referimos a ter uma vida saudável, não estamos falando somente sobre alimentação. Estamos falando sobre a qualidade de vida, sobre a prevenção de doenças cardíacas, prevenção da obesidade, anemia e outras doenças que podem ser fatais.
E a alimentação saudável é um dos fatores que reflete sobre todo o nosso corpo, fortalecendo nosso sistema imunológico e fazendo a manutenção da nossa saúde. Reunimos aqui um passo a passo pra ajudar você nessa trajetória sem ser um rato de academia!
Para ter uma vida saudável, é preciso renúncia.
Não digo que você tenha que renunciar todas as comidas gostosas de final de semana, seja aquela pizza com os amigos, um churrasco com a família ou aquela pipoca caprichada no cinema. Você pode comer de tudo, desde que seja moderado.
O perigo não está no fato de comer o que é gostoso, o perigo consiste nos exageros disso tudo. Então se você já comeu uma fatia da pizza, renuncie as outras. Se você já comeu um pouco de tudo no churrasco, resista à tentação. Vale a pena.
As dietas não começam na segunda
A mudança alimentar deve acontecer todos os dias. Deve começar em todas as refeições. Não use a desculpa de que nos finais de semana tudo pode, senão você coloca a perder o esforço de uma semana inteira.
Você não precisa deixar de passear, porque vai comer fora, ou faltar a um aniversário porque vai ter refrigerante. Mas também não precisa comer demasiadamente e se arrepender depois. Então coma apenas um pedaço ou beba apenas um copo.
Faça uma autoavaliação
Você não precisa ser parecido com ninguém pra ser bonito ou atraente. Quando você se compara com alguém, as chances de você se frustrar são imensas e você acabará falhando. Então trace metas que sejam reais para o seu tipo físico e para os seus recursos.
Se esforce para realizar suas metas, coloque sua melhor roupa, tire uma selfie e mostre pra si mesmo o quanto você é lindo. Você merece se sentir bem e ter uma vida saudável!
O café da manhã. Hummm!!!!!
Não deixe fora do seu cardápio, essa refeição tão importante. O café da manhã tem a função de repor as energias que foram gastas durante o sono, e ajuda a controlar a ingestão de alimentos em excesso durante o dia, ajudando assim no emagrecimento.
Um pão integral, uma fatia de queijo branco ou iogurte desnatado e frutas, fazem a combinação perfeita na primeira refeição do dia.
Prefira carnes brancas
As carnes brancas apresentam uma quantidade suficiente de proteínas para o nosso organismo e ainda possuem menos gordura que as carnes vermelhas. Mas não precisa tirar a carne vermelha de vez do cardápio não.
No entanto, o indicado é consumir 2 vezes na semana, pra complementar os nutrientes que a carne branca não tem. Evite as carnes de porco e dê preferência a comer peixes, pois são muito mais saudáveis.
O bom funcionamento do intestino, conta muito
Um intestino que não funciona adequadamente prejudica a pessoa que quer perder peso. Para isso, é aconselhado uma dieta alimentar equilibrada, composta por grãos integrais, soja, verduras, frutas e bastante água.
Sem esquecer a importância que tem a prática de algum exercício físico. Com o intestino funcionando em perfeito estado, fica garantido uma boa digestão e até o humor melhora.
Energia e disposição, você tem?
Com tudo que foi dito até aqui, o mais importante é ter energia e disposição pra colocar em prática o que você leu. Para aumentar seus níveis de energia, comece fazendo algum tipo de exercício físico, bebendo bastante água e se alimentando de forma correta. Tenho certeza que esse texto vai te ajudar, o seu corpo vai agradecer, e você vai ter uma vida saudável.
Até o próximo o post!